segunda-feira, 3 de agosto de 2009



GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA – GIRUÁ/RS


Ao receber o convite para dirigir-me a Porto Alegre participar da Formação inicial do GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA e ser Formadora no município, primeiramente, excitei em aceitar o convite por dois motivos: primeiro, porque eu ainda não conhecia a Capital, achando difícil ir para lá e, em segundo, principalmente, pelas grandes responsabilidades que viriam pela frente tendo-se em vista minha carga horária semanal ser de 40h.
Porém, as correspondências foram chegando e a vontade de estar lá, participando da formação também, pois tinha a plena convicção da importância de nos aperfeiçoarmos continuamente. O interessante deste Programa também, na minha opinião, seria o de conviver durante aquele período com colegas de diferentes lugares, novas culturas, a troca de experiências, bem como as reflexões sobre uma nova prática de ensino; sendo assim, acabei aceitando o convite.

Das Utopias

Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!
(Mário Quintana)

É importante salientar também que, como professora de Língua Portuguesa, a curiosidade em saber como trabalhar todo aquele riquíssimo material que já se encontrava na Secretaria Municipal de Educação me impulsionou. Abria os livros, lia-os e queria saber mais sobre os mesmos. Tanto é que, mais adiante, exponho aqui toda a minha angústia vivida no início da Formação.
Chegando na UniRITTER/POA, local onde realizamos a 1ª Etapa da Formação, participamos da abertura do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II, com apresentação da UNDIME, da SEC/POA, da Universidade de Brasília e do MEC, com a presença da Senhora Helena Costa Lopes de Freitas, Coordenadora Geral de Formação de Professores – CGFORM.
Durante a abertura, inicialmente, chamou-me atenção alguns questionamentos feitos com relação a nós professores e nossos alunos no que se referem a suas permanências na escola: “estamos, talvez nos colocando um pouco acima de um patamar e não estamos conseguindo atingir com nossas falas nossos alunos, com o que lhes ofertamos?...; como nós professores vamos agir com nossos alunos para motivá-los e fazer com que fiquem na escola, uma vez que, lá fora as atrações são muitas e não podemos perdê-los paras “esses grupos negativos” de fora?...”. Foi salientado que precisamos trabalhar na construção de um cidadão que responda como ser humano, digno, conhecedor de seus direitos e deveres e que saiba se posicionar; sendo assim, estaremos fazendo nossa diferença como professores.
Outro ponto de suma importância foi a apresentação do grupo “Contadores de história”, onde podemos ver que a união de esforços fez elevar a autoestima daquelas crianças uma vez que apresentavam-se maravilhosamente bem. Para nós professores, essas práticas servem de exemplo e nos levam a reflexões diversas, pois também temos realidades semelhantes em nossos municípios; é importantes ressaltar aqui, que as apresentações foram realizadas com histórias, cantinhos, poesias e outras atividades por nós conhecidas, porém o que fez a diferença foi a maneira como foram trabalhados - levemos isso como excelente sugestão. Após, foi-nos apresentado o Programa e nos encaminhamos às salas para darmos início aos estudos de aperfeiçoamento.
Iniciamos a semana de trabalhos. Havia mais de trinta colegas presentes, de diferentes cidades gaúchas, cada uma com seu sotaque e cultura, o que fez de nossos encontros, por si só, uma aula de conhecimentos. Particularmente, tinha muitas dúvidas e angústias, e queria aprender a trabalhar com os “TPs e AAAs” logo de início. Porém, o professor Maurício Santos – natural de Brasília/Taguatinga, candango com brasiliense, sotaque baiano – teve toda uma postura diferenciada no decorrer das atividades, para fazer-nos entender como se daria a caminhada com o GESTAR II.
Posso destacar que o professor nos reforçou que, antes de irmos diretamente à teoria, há toda uma parte humanística para nos preocuparmos. Foi no transcorrer das diferentes atividades realizadas nesses cinco dias que pude observar que a caminhada no Programa GESTAR II de Língua Portuguesa se constrói, que as teorias que tanto me angustiavam, foram trabalhadas de forma democrática e amorosa, sem serem maçantes. E é exatamente por aí que, como trabalhadores da língua materna, temos que trabalhar para “conquistar” nosso aluno, que muitas vezes nos diz que não gosta de “Português” e continuamos nas mesmices. Como professores temos que ser o ágora e propor caminhos para serem trilhados juntos. ...”Temos que proporcionar ao nosso aluno espaços para que eles se desenvolvam de forma harmoniosa, tornando-se autônimos, cooperativos, críticos e criativos”.
Destaco aqui uma frase muito bonita de Thiago de Melo que diz:
“Não tenho um caminho novo, mas um novo jeito de caminhar”,
Assim eu defino hoje o que passou a ser para mim o trabalho com o Programa GESTAR II. As respostas só virão no decorrer do caminho, quando, nos momentos de estudos individuais estiver me preparando para atuar junto aos meus colegas cursistas. Tenho consciência que os desafios serão muitos, mas acredito também que haverá jeitos de se caminhar.
RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO PROGRAMA DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II – I ENCONTRO

No dia 28 de maio, eu – Formadora Municipal, Prof.ªSandra Pimmel – e minha colega da área de Matemática – Formadora Municipal, Prof.ª Marlene Tyllmann – realizamos a primeira reunião para apresentar o Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II (em slides), na qual se fizeram presentes os profissionais das respectivas áreas, o Coordenador do Programa junto à SMEC, professor Jarbas Felício Cardoso e a Secretária Municipal de Educação do município, professora Fátima Anise Rodrigues Ehlert, os quais foram recepcionados com uma bela mensagem, conforme cópia abaixo exposta.
Inicialmente, a Secretária deu as boas-vindas aos presentes e salientou a importância da participação de todos na formação em prol de uma melhoria na qualidade do ensino público, uma vez que o município aderiu ao Programa, explanando que o mesmo faz parte do PAR/PDE Escola.
Salientamos que os professores foram convidados e incentivados a participar da Formação e, em virtude de horários os encontros serão definidos no final de cada Oficina. A princípio estarão participando nove professores da Rede Municipal de Ensino na área de Língua Portuguesa. Após apresentação, cada grupo dirigiu-se a uma sala com a respectiva formadora.
Em meu grupo, de Língua Portuguesa, foram distribuídos e manuseados os materiais, mantendo-se um primeiro contato com os mesmos. Foi marcado então o primeiro encontro, que ficou para o dia 10/06/2009, às 17h30, no mesmo local, para estudo do Guia Geral, encerrando-se esta reunião.
Após a mensagem, segue cópia da lista de presença com assinatura dos professores (cursistas) de Língua Portuguesa.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
COLEGA!
“Imagine a vida como um jogo no qual você faz malabarismos com
cinco bolas que lançam ao ar.
Essas bolas são: o trabalho, a família, a saúde, os amigos e o espírito.
O trabalho é uma bola de borracha. Se cair, bate no chão e pula
para cima. Mas as quatro outras são de vidro. Se caírem no chão, quebrarão
e ficarão permanentemente danificadas.
Entenda e busque o equilíbrio na vida.
Como?
Não diminua seu próprio valor, comparando-se com outras pessoas.
Somos todos diferentes. Cada um de nós é um ser especial.
Não fixe seus objetivos com base no que os outros acham importante,
se você tem condições de escolher o que é melhor para si.
Dê valor e respeite as coisas mais queridas ao seu coração.
Apegue-se a elas como a própria vida; sem elas a vida carece de sentido.
Não deixe que a vida escorra entre os dedos por viver no passado ou no futuro.
Se viver um dia de cada vez, viverá todos os dias de sua vida.
Não desista quando ainda é capaz de um esforço a mais.
Nada termina até o momento em que se deixa de tentar.
Não corra tanto pela vida a ponto de esquecer onde esteve e para onde vai.
Mantenha a calma.
Não tenha medo de aprender.
O conhecimento é leve. É um tesouro que se carrega facilmente.
Não use imprudentemente o tempo ou as palavras. Não dá para recuperá-los.
A vida não é uma corrida,
mas sim uma viagem que deve ser desfrutada a cada passo.”
Com carinho!
Professoras Formadoras Sandra Pimmel e Marlene Tyllmann.

SMEC/REUNIÃO GESTAR II - 28/05/2009

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO PROGRAMA DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
– GESTAR II – II ENCONTRO


No dia 10 de junho/2009, a partir das 18h, o grupo do Gestar II de Língua Portuguesa da rede municipal de Giruá reuniu-se para estudo do Guia Geral do Programa. Inicialmente foram feitas reflexões a partir da poesia:

Das Utopias

Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!
(Mário Quintana)

Iniciou-se então o estudo do Guia Geral, de forma dinâmica e solucionando-se as dúvidas. No decorrer das leituras as dúvidas foram surgindo e solucionadas. Foi salientada a importância da criação do portfólio, individual, bem como do projeto os quais serão construídos no decorrer dos trabalhos. Nos próximos encontros salientou-se que as dúvidas com relação à criação dos materiais exigidos (portfólio e projeto) seriam retomadas e solucionadas junto ao grupo.
Após foram encaminhados os estudos a serem realizados no TP3, Unidades 9 e 10, para o próximo encontro, que ficou marcado para o dia 26 de junho, às 13h30min.
Em continuidade às atividades, como no dia 12 de junho seria o “Dia dos Namorados”, cada professor recebeu um envelope contendo uma poesia de amor, de nossos escritores poetas, escolhidas carinhosamente conforme segue abaixo. Com um fundo musical, cada professor abriu seu envelope e leu sua poesia; após apresentou-a aos colegas. Esta dinâmica foi bastante elogiada pelos colegas cursistas, afinal trabalhou-se na prática e de maneira envolvente o gênero textual “poesia”, sendo esse um dos conteúdos que compõem as Unidades 9 e 10 a serem estudadas e feitas as práticas para a próxima Oficina.
Também foi propiciado aos cursistas o manuseio de gêneros textuais diversos (folders, panfletos, folhetos, cartões, cartazes, envelopes timbrados, recortes de gêneros retirados de jornais) e sugeridos o trabalho com a análise dos mesmos, através de dinâmica, observando-se os tipos de portadores de texto referentes.
Na oportunidade discutiu-se sobre folhetos e panfletos, se há diferenças entre os mesmos ou não. Uma das cursistas trará para o próximo encontro um trabalho já realizado em sala de aula sobre folhetos, bem como pesquisa sobre os mesmos.
Finalizando esse segundo encontro, tomamos um chá, momento em que presenteei cada colega cursista com um enfeite de cuia com o símbolo do GESTAR II, uma vez que o chimarrão faz parte de nossas tradições gaúchas e integra nossas rodas de estudos, pois é símbolo da amizade: “se ao chegar na casa de um gaúcho, este lhe servir um chimarrão, é sinal de que és bem vindo”!

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