domingo, 9 de agosto de 2009

Gestar II - Momento de estudos


III ENCONTRO
Oficina 5 – Unidades 9 e 10
GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS

O III encontro ocorreu no dia 26 de junho de 2009, iniciando às 17h30min, na sala de supervisão da SMEC, local este, onde realizaremos os nossos encontros quando os mesmos não ocorrerem em horário de expediente.

Inicialmente cada cursista recebeu a pauta com as atividades propostas para a Oficina, que abordou o tema a partir dos estudos das Unidades 9 e 10 do TP3 – Gêneros e Tipos Textuais. Após, fez-se a acolhida com a mensagem “Voar”, de Leonardo Boff:
VOAR
(Leonardo Boff)
Passamos uma vida presos,qual pássaros em suas gaiolas!Medo de amar, de olhar a vida de frente…E naquele pequeno espaço,cantamos nossas dores e sonhos!
Muitas vezes, as portas de nossas gaiolas se abrem…Mas permanecemos ali, acostumados, encolhidos às nossas vontades e sonhos!Não tenham dúvidas, amigos, à primeira oportunidade, devem alçar o vôo das águias, calmo, confiante, determinado!
Amem sem medo, brinquem um pouco com a vida!Não tenham medo dos rochedos e, sobre eles, estendam as suas asas corajosas de águia!soltem-se ao vento, e deixem-no levá-los ao sonho!
Como a águia, tente enxergar as pequeninas coisas a sua volta e saiba apreciá-las, dando um sentido novo à sua vida!Não sejam passarinhos de gaiola, mas, águias do céu !

Na primeira parte, fizemos as exposições de opiniões referentes ao tema, onde o grupo teve a oportunidade de colocar sobre suas dificuldades, tanto teórico, operacionais como qualquer outro tipo de manifestação. Observei que as cursistas não apresentaram muitas dificuldades com o uso dos TPs, nesse primeiro momento, ao contrário, muitos elogios com relação às teorias e aos conteúdos em geral.
Procurei reforçar nesse momento, a importância de ler todos os conteúdos de cada Unidade, bem como a realização de todas as atividades, pois isso vai reforçando nosso referencial teórico.

Alguns pontos, a seguir, foram levantados por mim para retomarmos essas Unidades-
Unidade 9 - Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado:

_Tema motivador das quatro Unidades do TP3: trabalho. Com o apoio em textos que tratam do tema trabalho podemos refletir sobre os modos como esses textos, orais ou escritos, se apresentam; sobre suas características em relação ao contexto em que são usados = gêneros textuais.
_ Retomada dos pontos de chegada a partir do estudo de cada Seção, fazendo-se a leitura dos mesmos e verificando-se a sua apreensão, deixando que os cursistas expunham suas idéias.

Com relação a estes pontos, o que chamou atenção foram os termos competências linguística e sociocomunicativa, sendo esses de uso não muito comum em nossas práticas diárias até o momento.
→Identificar as diferenças e semelhanças na organização dos textos utilizados em diversos contextos de uso linguístico; (ao utilizarem o código linguístico na produção e interpretação ou leitura de textos, os sujeitos da linguagem também se envolvem em atividades de interação que “marcam” nos textos as condições em que estes são produzidos – competência sociocomunicativa);
→Relacionar gêneros textuais e competência sociocomunicativa; (toda comunicação se dá por texto e esse se realiza em um gênero, de acordo com a situação; gêneros estão ligados à natureza interativa do texto, ou seja, à sua funcionalidade, ao seu uso e é pelo desenvolvimento da competência sociocomunicativa que aprendemos a organizar e a identificar os diferentes gêneros textuais);
***Competência sociocomunicativa: capacidade para perceber, intuitivamente junto com as palavras e as estruturas sintáticas da língua, as diferenças na organização dos textos – óculos: por nossas diferentes formas de “ver”, agimos e reagimos; na linguagem, quando vamos aprendendo a falar e a escrever);
→Identificar características que levam à classificação de um gênero textual; (cada vez que nos expressamos lingüisticamente estamos “fazendo” algo social, estamos agindo, estamos trabalhando. Cada produção textual, oral ou escrita, realiza um gênero porque é um trabalho social e discursivo. As práticas sociais ou discursivas, por sua vez, determinam o gênero adequado.

Unidade 10 – Trabalhando com gêneros textuais


Nesta Unidade retomarmos os pontos de chegada, os quais foram considerados fáceis por parte do grupo de cursistas:
→Distinguir as características de gênero literário e de gênero não-literário;
→Caracterizar gênero poético, de acordo com as funções estéticas da linguagem;
→Caracterizar uma das formas de realização de gênero poético: o cordel.

Discutimos os seguintes pontos:
→Há diferentes maneiras em que são frequentemente organizadas as estruturas dos textos para que sejam consideradas pertencentes a gêneros diferentes; os textos literários e os não-literários possuem um conjunto de fatores que não podem ser considerados isoladamente;

→”Quando dominamos um gênero textual, não dominamos uma forma linguística, e sim uma forma de realizar linguisticamente objetivos específicos em situações sociais particulares” L. A. Marcuschi

→A situação sociocomunicativa define o gênero (Ex. texto publicitário com certos caracteres de poema com a finalidade de fazer uma propaganda);

→Manuseio e leitura do texto “Cordel, a palavra encantada”, composto por seu histórico, conceitos e introdução em versos, material esse recebido na formação em Porto Alegre. (anexo1)

Avançando na prática: Em continuidade, as cursistas apresentaram o avançando na prática, lendo seus relatos e expondo sobre as atividades realizadas pelos alunos. Foram encaminhadas para casa a realização das propostas de atividades da página 191/192, tendo-se em vista de que foi o primeiro momento de relatos e isso ocupou bastante tempo em virtude da empolgação do grupo. Concluímos com a avaliação desse encontro.

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