segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Leitura e Processos de Escrita I


V ENCONTRO
Oficina 7 – Unidade 13 e 14

O V encontro ocorreu no dia 18 de julho de 2009, iniciando às 8h, na sala de supervisão da SMEC, num sábado, muito frio, porém com um grupo bem caloroso.
Inicialmente cada cursista recebeu a pauta com as atividades propostas para a Oficina, que abordou o tema a partir dos estudos das Unidades 13 (Leitura, escrita e cultura) e 14 (O processo da leitura) do TP4 – Leitura e Processos de Escrita I.
Acolhendo as colegas, assistimos ao vídeo do Yutube: O que é letramento?, bem como, cada colega recebeu essa mensagem escrita.


Em seguida, retomamos os conteúdos das Unidades em questão, do TP4, , realizando as discussões, onde, primeiramente deixei que cada colega expusesse suas anotações e fui complementando com os pontos que penso serem relevantes, abaixo especificados:
♥ A leitura e a produção de textos, na realidade, são dois pontos do objetivo principal do ensino e aprendizagem da língua portuguesa na escola;
♥A leitura e a escrita são atividades de comunicação e são utilizadas com funções diferenciadas também da oralidade. Essas situações são partes da ultura(...temas locais) ao mesmo tempo em que a constroem historicamente. (pág.31)
♥ Recentemente entrou nos estudos sobre linguagem, e que, para nós ainda precisa ser clareado, é o letramento, que considera tanto a escrita como a leitura como práticas sociais e é a base para todo o ensino a partir de textos;
♥ É Importante sabermos a diferença entre ser Alfabetizado e ser Letrado. A pessoa alfabetizada é aquela que conhece as letras, sabe ler e escrever, mas ainda não faz com muita desenvoltura o uso social da escrita. Sabe meramente codificar e decodificar as palavras. Já a pessoa letrada é aquela que sabe ler nas entrelinhas, ou seja, tem capacidade de decodificação, de compreensão de vários materiais escritos. Sabe relacionar e integrar partes do texto, deduzir informações implícitas, de refletir sobre os sentidos do texto – captando as intenções e pistas deixadas pelo autor, como também, assim, gerar mais sentidos para o texto. Enfim, saber o uso social das letras.

♥ A partir dos slides criados pela colega do Gestar II, Luiciane Faccio, retomamos os conceitos de cultura, valorização cultural e cultura popular brasileira, iniciando com mensagem de Carlos Drummond.
♥ Uso de dicionário – é fundamental, mas o aluno tem que desenvolver capacidade de fazer inferências sem recorrer muito a ele.
♥ Incentivo ao trabalho com textos literários e não-literários.
♥ Na escola, nem sempre (ou poucas vezes) os objetivos de leitura dos alunos são fortes e claros como o dos professores. Nosso desafio é ajudar nossos alunos a terem necessidade de ler, buscar com eles as razões verdadeiramente pessoais para saber alguma coisa, ou viver determinada experiência, por meio da leitura.(pág.89)
♥ O conhecimento prévio (necessário ser ativado)constituído por todos os nossos saberes, incluindo valores, é fator decisivo no interesse pelo texto e na sua compreensão
Retomamos, em especial, a necessidade do professor em criar em sala de aula eventos de letramento, levar o aluno a ver a importância do ato de ler e escrever. Após, realizamos a leitura do texto: “Produção escrita: um paradigma do letramento no ensino” .(Fonte: Internet) A partir deste contexto, as cursistas apresentaram os relatos das atividades realizadas em sala de aula.
Em continuidade, observei os portfólios apresentados pelas colegas, realizando as devidas orientações. As atividades com os alunos vêm sendo muito bem desenvolvidas, conforme observo nos relatos das cursistas e anexos de trabalhos de alunos. Terminamos este encontro com a avaliação final.




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